domingo, 12 de novembro de 2017

O que seria uma república mesmo?



“República” não é um termo de fácil definição. Como chamar de “república” o país que conhecemos como Coreia do Norte? Pois... leitor desatento, o nome oficial de tal país é REPÚBLICA POPULAR DEMOCRÁTICA DA COREIA. Sim, bem república e ainda por cima bem democrática.

Sabe aquele país que tem medo de democracia, a Venezuela? Pois é, seu nome oficial é REPÚBLICA BOLIVARIANA DA VENEZUELA.

E o que falar de Cuba. Ah, aposto que a vossa excelência esqueceu que o nome oficial do país é... (acertou!!!!!!): REPÚBLICA DE CUBA.

E a REPÚBLICA POPULAR DA CHINA tem como líder Xi Jinping, um líder considerado autoritário. Sim, outra república.

Ah, a China, embora sua constituição de 1982 tenha permitido a criação de outros partidos políticos, é efetivamente um estado de partido único. Alguém seria capaz de adivinhar o nome do partido?

Só pra nós aqui: cê sabe mermo o q é uma Res publica?

Não podemos deixar de mencionar aqui a República Árabe do Egito. Pois é, tal país tem como presidente Abdul Fatah Khalil Al-Sisi (mais conhecido como General Sisi). Ele é um militar e político egípcio que desde 2012 é o chefe das Forças Armadas e o ministro da Defesa do país.

Muito bem! O General Sisi tornou-se protagonista em UM GOLPE DE ESTADO QUE DERRUBOU Mohamed Morsi, o PRIMEIRO PRESIDENTE ELEITO DEMOCRATICAMENTE NO EGITO.

Eita, repúblicas danadas!

É só pesquisar por aí!

Nenhum comentário:

Postar um comentário